quinta-feira, 22 de outubro de 2009


Maior livro da culinária italiana, de Pellegrino Artusi, agora em português

Clássico da gastronomia, o livro "A ciência na cozinha e a arte de comer bem" traz 790 receitas de todas as regiões da Itália.

Considerado a Bíblia da culinária italiana, o livro "A ciência na cozinha e a arte de comer bem", do renomado gastrônomo Pellegrino Artusi, será lançado em português. A obra, que traz 790 receitas de todas as regiões da Itália, tem servido de inspiração para grandes cozinheiros e chefs de todo o mundo no último século.
Lançada originalmente em 1891 com uma tiragem de mil exemplares, custeada pelo próprio autor, a primeira edição foi um verdadeiro sucesso. A obra se tornou best-seller e já foi traduzida para o alemão, holandês, inglês e espanhol. A previsão é de que em 2010 o livro seja lançado também no Japão.
Com uma linguagem simples e didática, Pellegrino Artusi oferece ao leitor as receitas dos mais saborosos pratos italianos, de antepastos a carnes, passando por sopas, massas, sobremesas e drinks. Ao longo dos capítulos, o autor expõe reflexões, faz anedotas, comenta o poder nutritivo dos alimentos e apresenta explicações sobre termos do vulgar toscano que nem todos poderiam compreender. Devido a essas particularidades, as receitas também podem ser lidas pelo simples prazer em adquirir conhecimento.
Escrita e publicada em um momento em que a Itália passava por um processo de unificação, a obra de Artusi agrega também um grande valor histórico, pois contribuiu para a consolidação da língua italiana. Isso porque antes da unificação e da escolha do dialeto toscano como língua oficial, cada região da Itália utilizava um dialeto próprio para se comunicar. Embora tenha nascido na região da Emilia-Romagna, Artusi viveu na Toscana desde os 32 anos e escreveu a obra já na língua oficial.
Mais do que um livro de receitas, "A ciência na cozinha e a arte de comer bem" é uma obra rica em dissertações e criações linguísticas que recordam uma conversa informal. Trata-se de uma obra simples que exalta o prazer de comer bem.

Sobre o autor:
Pellegrino Artusi nasceu em 04 de agosto de 1820 em Forlimpopoli, uma pequena cidade no interior da região da Emilia-Romagna. Filho de Teresa Giunchi e Agostino Artusi, concluiu os estudos no Seminário de Bertinoro, cidade vizinha, e começou então a cuidar dos negócios do pai, que era proprietário de uma drogaria.

Artusi frequentou a Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Bologna e, em 1852, mudou-se com a família para Firenze, onde, aos 32 anos, iniciou uma próspera atividade comercial. Em 1870, passou a se dedicar em tempo integral à literatura. Inicialmente, publicou a biografia "Vita di Ugo Foscolo" e depois "Osservazioni in appendice a 30 lettere del Giusti", ambos publicados com recursos próprios e sem grande sucesso.

Porém, a obra que o consagrou foi o tratado de gastronomia "La scienza in cucina e l'arte di mangiar bene" - ("A ciência na cozinha e a arte de comer bem"), publicado em 1891. Artusi continuou a viver na Toscana, onde morreu em 1911, aos 91 anos

Serviço
Lançamento do livro "A ciência na cozinha e a arte de comer bem"
Número de páginas: 432 páginas

Em Salto [Interior de São Paulo]
Data: dia 01 de novembro, às 19h30
Local: Sala Palma de Ouro (Rua Prudente de Moraes, s/nº, entre as ruas José Revel e Rio Branco-Centro de Salto.

Em São Paulo [Capital]
Data: 06 de novembro, às 19h
Local: Instituto Culyutal Ítalo Brasileiro [Rua Frei Caneca, 1071, Bela Vista

Nenhum comentário: