terça-feira, 12 de janeiro de 2010

*FOTO DENISE RAGAZZO
CIDADE LITERÁRIA



Buenos Aires tem esse clima europeu, charmoso e intelectual. E muito disso vem de suas livrarias, uma parada imperdível para quem quiser conhecer ou se aprofundar nessa cidade literária.
As melhores contam com livros de vários países de língua espanhola (apesar de que o preço dos importados sobe bastante), além de sempre um bom espaço aconchegante para se sentar e desfrutar do tempo livre.
Ir a uma livraria como La Boutique del Libro de Palermo não é um passeio de alguns minutos. Prepare-se para passar horas entre as altíssimas estantes, escolhendo textos clássicos da literatura argentina - aproveite que a obra de Borges está sendo reeditada - ou entre as novidades da cidade onde há mais escritores que leitores (uma piada/reclamação que circula nos meios literários daqui).
Desde minha última visita, no começo do ano, eles incorporaram algo muito importante: uma área de venda de CDs. O destaque é o electro-tango que é a nova paixão portenha (e, de acordo com o sucesso da novela “A Favorita”, brasileira também). Dá para ir além dos já conhecidos Bajofondo e Gotan Project.
Uma área que sempre me encantou nessa livraria é a de arte, além dos muitos guias da cidade. Pode-se ver como os portenhos amam Buenos Aires pela quantidade de livros que falam dela. Dos guias mais comuns a livros de fotos, desenhos, peças de resgate cultural e memória, etc.Como não podia faltar, há um café ao fundo.
Claro, é possível levar os livros ali e folheá-los (sem derramar café, por favor). Outra atração das livrarias de lá são os lançamentos de livros, que eles chamam de “presentación”. É raro não ter pelo menos um por semana. O bom disso é ouvir um espanhol bem falado, além de acompanhar leituras e música. Ah, e beber um vinho grátis. O site da loja tem uma área de Agenda, mas quando acessei ele estava desatualizado.
Quando for pagar, cuidado com o balcão ao lado do caixa, há uma infinidade de agendas, cadernos, blocos de notas e coisas do gênero que podem elevar muito sua conta.
A Boutique é uma rede com várias lojas, mas nenhuma das outras tem o charme da localizada em Palermo. E pertinho das baladas do bairro, ou seja, é fazer compras e depois partir para a diversão. Há um ótimo setor infantil também.





Boutique del LibroRua Thames 1762-Palermo-Buenos Aires


Segunda a quinta: 10 - 22h


Sexta: 10 - 23h


Sábado: 11 - 23h


Domingo: 14 - 22h





http://www.boutiquedellibro.com.ar/index.aspx

Nenhum comentário: