domingo, 25 de abril de 2010

HOMENAGEM
Diploma Tavares de Miranda
Para marcar o encontro, a Apacos programou uma singela homenagem aos decanos do colunismo social do Estado, que receberam a comenda “Tavares de Miranda”, um dos ícones da crônica social paulista. Entre os homenageados, destaque para Thereza Bueno Wolf, que durante 38 anos publicou sua coluna no jornal A Tribuna, de Santos.Também fizeram jus à distinção as colunistas Glorinha Cohen, de São Paulo, Vera Lotto Galvanini, de Jaú, Sonia Menezes Pizzo “Patrícia”, de Franca (que não pode comparecer), Neusa Camillo Leoncini, de Campinas, e Waldner Lui, de São José do Rio Preto.
HOMENAGEADOS
Vera Lotto, Neusa Leoncini, Glorinha Cohen, Thereza Bueno Wolf e Waldner Lui

Programação variada no requintado Parque Balneário

BELA ARQUITETURA EM SANTOS



ESTA BLOGUEIRA NO BONDE

AMAURY HONORATO E SANDRA NETTO

COLUNISTAS PASSEANDO DE BONDE

DENISE CURSINO E SANDRA NETTO


Carlos Cursio, Neuza Bighetti, Ruben Videla,
o empresario Armenio Mendes e Denise Ragazzo

O maquinista do Bonde com Denise Cursino,
Chris Bueno e Denise Ragazzo

FEIJOADA NO HOTEL PARQUE BALNEÁRIO EM SANTOS

CITY TOUR PELO CENTRO CULTURAL DE SANTOS

Os Congressistas foram recepcionados na noite de sexta-feira 16, com drink de boas-vindas na piscina, que teve apresentação do jovem cantor Brunno Carvalho, de Araçatuba.
Brunno Carvalho canta pop/rock. Iniciou a carreira aos 3 anos de idade e está terminando seu terceiro CD, com 17 faixas próprias, onde ele toca quase todos os instrumentos e também assina a produção. Tem 2 clipes no site da MTV, inclusive o clipe “As estrelas do céu” já passou na Globo News. Em breve estará com noa música de trabalho em todo o Brasil. Confira o site http://www.brunnocarvalho.com/. Suas músicas tocam em vários estados e também fora do Brasil, na Argentina, Japão e Portugal.
SUITE PRESIDENCIAL DO BALNEÁRIO PARQUE HOTEL

No manhã de sábado 17, aconteceu city tour por pontos turísticos, Centro Histórico e empreendimentos imobiliários do Grupo Mendes. COLUNISTAS PASSEIAM PELO CENTRO HISTÓRICO EM SANTOS

O almoço foi a tradicional feijoada no restaurante Old Harbour, do Parque Balneário Hotel, na qual os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer o presidente do Grupo Mendes, o empresário Armênio Mendes

VISTA DA COBERTURA DO HOTEL PELA ORLA DO GONZAGA, EM SANTOS

Após bacalhoada no restaurante Old Harbour, os colunistas participaram de sorteio de brindes doados por empresas das cidades onde atuam os associados, antes de retornar as suas origens.


Decanos recebem Diploma Tavares de Miranda
Thereza Bueno Wolf começou na crônica social no Jornal A Tribuna, de Santos, em 1964. E até 2002 publicou uma página com o seu nome. Depois, colaborou com sites, fornecendo informações sobre a sociedade santista. São mais de 40 anos de crônica, dos quais 38 anos só no Jornal A Tribuna.Dinâmica e com estilo próprio, sua página sempre baseada no tripé benemerência, cultura e social.Profunda admiradora do ícone do colunismo Tavares de Miranda, escreveu durante 10 anos uma coluna sobre a sociedade de Santos dentro da coluna Tavares de Miranda, na Folha de S.Paulo.Sobre a fundação da Apacos, há 22 anos, recorda que a pedido de Vera Martins, organizou uma programação para um seleto grupo de colunistas, que teve como base o Parque Balneário Hotel.Diz Thereza:“Foi um programa movimentado e, naquilo que esteve ao meu alcance, dei a mão”.Torcedora fanática do Santos FC, tem como hobby escrever poesias e sente saudade da juventude. Aos colunistas da nova geração faz um alerta:“Tenham cuidado com as pessoas que querem penetrar na coluna de qualquer jeito, para aparecer por vaidade, o que é fácil identificar pela insistência com que agem”.

Sandra Netto, Thereza Wolf, Adelina Silveira

A decana homenageada: Thereza Wolf com Vera Martins
[Presidente da Federação Brasileira de Colunistas Sociais]

Thereza Wolf com sua neta recebendo a homenagem

A anfitriã Sandra Netto [Jornal Perspectiva Santos] com a homenageada Thereza Wolf, que escreveu cronicas sociais por mais de 40 anos no jornal Tribuna de Santos e o casal empreendedor Andrea e Alex Mendes donos do Parque Balneário Hotel em Santos e do Grupo Mendes Empreendimentos

HOMENAGEADOS: Diploma Tavares de Miranda
Homenageados: Vera Lotto Galvanini, Neuza Leoncini [Campinas], Glorinha Cohen [São Paulo], Thereza Wolf [Santos], Waldnei Lui [S. José do Rio Preto]

Vera Lotto Galvanini iniciou na crônica social em 1971, no Jornal Comércio do Jaú, e continua ativa com a coluna Psiu! Em 39 anos de atuação, continua no mesmo jornal, em Jaú, a capital do calçado feminino. Psiu!, com Vera Lotto, é uma grife jauense...Esteve aqui em Santos, em 1988, na reunião que Vera Martins organizou para fundar a Apacos. Foi inesquecível e memorável. Era a pedra inicial da grande construção que uniu os colunistas paulistas! Para os novos colunistas sugere que todos leiam bastante, leiam livros, história, geografia, porque lendo vão melhorar a escrita. Tenham sempre ao lado um bom dicionário, amigo calado do colunista. Sem medo de errar!
**************
Waldner Lui começou no colunismo social em 1969, escrevendo no hoje extinto jornal Correio da Araraquarense, em São José do Rio Preto. Está completando 42 anos no setor.Iniciou por indicação do amigo de infância Amaury Jr., que saiu do Correio da Araraquarense para assinar sua coluna no Diário da Região.Passou pelo jornal A Notícia, de São José do Rio Preto, e foi para São Paulo, a convite de Giba Um, assessorar na coluna do jornal Última Hora, do Grupo Folhas, e depois com Baby Garroux, no Diário de São Paulo.Com a saída do Amaury Jr. do Diário da Região, e mediante uma proposta irrecusável, retornou ao antigo jornal.Há 18 anos, criou o próprio jornal, The Journal.Cita como mestres, Tavares de Miranda, Ricardo Boechat, Giba Um e as próprias leituras.A lembrança da fundação da Apacos, há 22 anos, neste hotel, pela presidenta vitalícia Vera Martins, é romântica e carinhosa. Recorda que eram poucos os que acreditavam no projeto de unir a classe dos colunistas. Mas a Vera Martins tinha certeza que iria conseguir e foi agrupando os colegas. Ensina à nova geração da crônica social que a coluna tem que ser um respiro de frescor, de alívio, um recreio no meio do jornal.
********************
Neusa Leoncini escreveu sua primeira crônica social em 1963 no “Diário do Povo”, de Campinas, e comemora 47 anos de colunismo.Depois foi para o “Correio Popular”, também de Campinas, onde ficou 29 anos.No momento, atua nos jornais “Todo Dia”, “Jornal do Castelo - Campinas Café”, na revista “In Focus” e no Programa Estilo de Vida, da CBN.Em sua carreira, se espelhou no falecido Zózimo Barroso do Amaral, e hoje, com estilo próprio, tem como foco os eventos corporativos.Sobre a fundação da Apacos, há 22 anos, recorda: “a Vera Martins ligou de Sampa e falou prepare as malas porque vamos a Santos, criar nossa entidade paulista de colunistas sociais. Vamos ficar no Parque Balneário, um luxo perto do mar”.Realmente, foi uma festa linda aqui neste hotel maravilhoso. Recepção impecável, amigos de sempre, e, muitos e muitas estão aqui hoje. Enfim, foi um final de semana memorável, nota mil.Aos colunistas da nova geração, dá a dica:Que façam colunas com conteúdo, inteligentes, aprimorando a divulgação de eventos. Suprimir notícias da vida íntima das pessoas, pois isso é provinciano.
****************************
Glorinha Cohen estreou na crônica social em 1962, no Diário de Jundiaí. Ou seja, 48 anos de colunismo.Hoje, possui o Portal Glorinha Cohen, assina coluna com seu nome na Revista Shalon, e a coluna First Class no programa Le Haim, no Canal 9 (TV aberta), e no site Ciro Batelli, todos de São PauloNo início da carreira se espelhou no ícone do colunismo social, Tavares de Miranda. Hoje desenvolve seu próprio estilo, com suas colunas voltadas ao foco sócio-cultural.Presente na fundação da Apacos, sua mensagem aos colunistas da atual geração:Que tenham como meta distribuir alegria e só enaltecer as pessoas, e façam um colunismo de conteúdo e não de fofocas.
*************************
Sonia Menezes Pizzo, ou "Patrícia", iniciou no Jornal Comércio de Franca, em 1958, e está completando 52 anos de crônica social. Ficou durante 32 anos no Jornal Comércio de Franca até passar para o Jornal Diário da Franca, onde está até hoje e assina coluna diária.Ao mesmo tempo, atuou no rádio, passando pela Rádio Hertz de Franca, Difusora e depois Rádio Franca do Imperador, onde ficou durante 21 anos.Há 20 anos atua na TV Record Regional Franca.Também promove eventos na sociedade regional e neste ano realizará a 38ª edição da Noite Empresários e Personalidades.Foca o social divulgando os grandes eventos, inaugurações, ajudando as boas causa de auxílio ao próximo.No inicio, Patrícia se espelhou no grande mestre Tavares de Miranda, Marcelino de Carvalho e Alik Kostakis. Esteve na reunião que criou a Apacos, a convite de Vera Martins, e deixa a seguinte mensagem aos colunistas:Sonhar e correr sempre em busca dos seus sonhos. Sem medo de ser feliz. Mesmo que os tombos aconteçam, levantar e ir em frente, sem jamais desanimar.

Nenhum comentário: