terça-feira, 16 de fevereiro de 2010






Santa Casa de Limeira completa 115 anos

Na próxima quarta-feira, dia 17 de fevereiro, a Santa Casa de Limeira comemora 115 anos de atendimento à população de Limeira e região. As atividades tiveram início em 1895, quando o Coronel Antônio Mariano da Silva Gordinho fundou a Irmandade para cuidar das vítimas da epidemia de Bexiga, Varíola e Febre Amarela que assolaram o município.

Desde então, a Irmandade, composta por irmãos solidários e comprometidos com a sociedade, assumiram a missão de gerenciar o hospital sem fins lucrativos e, consequentemente, salvar as vidas dos mais humildes.

No início a Igreja Boa Morte cedeu espaço para cuidar das vítimas das epidemias. Depois, o hospital foi construído nas imediações da rua Visconde do Rio Branco, onde atualmente é o Edifício Parque Imperial. Só em 1974 o prédio em que o complexo está instalado até os dias de hoje, na Vila Cláudia, foi inaugurado. Na época, Antonio Simoni era o provedor e permaneceu por 20 anos na direção.

Com o passar dos anos a Santa Casa foi crescendo e hoje todas as unidades que integram o complexo demonstram o grau de importância da Instituição para a saúde pública. Anualmente, são realizados mais de um milhão de atendimentos e, deste total, 80% é através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Mensalmente são mais de nove mil atendimentos ambulatoriais, mil internações e 500 cirurgias. Estes números são possíveis graças ao trabalho dos 1.100 colaboradores e cerca de 300 médicos.

Apesar de conseguir manter uma estrutura funcional qualificada e dispor de quase todos os recursos utilizados nos melhores centros médicos do país, os problemas são enormes devido, sobretudo, a defasagem da tabela SUS. Para equilibrar a receita, a Instituição criou o Hospital Frei Galvão, exclusivo para convênios e possui o plano Santa Casa Saúde.

Atualmente, o administrador Luiz Alberto Battistella é o provedor da Santa Casa e, junto com mais 21 irmãos, está à frente dos trabalhos e projetos essenciais ao adequado funcionamento do hospital, sem remuneração alguma. O retorno está na satisfação de servir ao próximo.

Para comemorar os 115 anos, a Instituição iniciará este mês o cronograma de ações que se estenderá o ano todo e engloba os colaboradores, o corpo clínico, a sociedade e a imprensa.

Nenhum comentário: